# Conselho de Segurança aprovou resolução para um mundo sem armas nucleares
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1402212&idCanal=11
24.09.2009 - 16h11
O Conselho de Segurança das Nações Unidas adoptou hoje, por unanimidade, em Nova Iorque, uma resolução apelando a um mundo sem armas nucleares, durante uma reunião presidida excepcionalmente por Barack Obama.
A resolução 1887 foi redigida pelos Estados Unidos e apela a todos os países para “envolverem-se de boa-fé em negociações para a adopção de medidas eficazes no sentido da redução das armas nucleares e do desarmamento”, cita a AFP.
O documento pede ainda o fim dos ensaios de armas nucleares e pede a todos os Estados para aderirem o mais depressa possível ao tratado internacional que proíbe este tipo de ensaios.
A convocação de uma conferência internacional para “negociar o mais depressa possível um tratado proibindo a produção de materiais físseis destinados à produção de armas ou de explosivos nucleares” foi também inserida no texto.
Barack Obama, que foi o primeiro Presidente norte-americano a presidir a uma sessão do Conselho de Segurança, citou perante os restantes 14 membros do conselho uma frase do antigo Presidente Ronald Reagan: “uma guerra atómica não pode ser ganha e nunca deve vir a ser travada”.
Esta mensagem e os ficheiros anexos podem conter informação confidencial ou reservada. Se, por engano, receber esta mensagem, solicita-se que informe de imediato o remetente e que elimine a mensagem e ficheiros anexos sem os reproduzir.
This message and any files herewith attached may contain confidential or privileged information. If you receive this message in error, please notify us immediately and delete this message and any files attached without copying them in any way.